skip to main |
skip to sidebar
BANANA ASSADA
Eis a forma mais simples e mais saborosa de preparar uma sobremesa que é ao mesmo tempo um verdadeiro reconstituinte:
Colloque as bananas maduras, com casca, em uma assadeira e leve ao forno durante 6 a 10 minutos, até que a casca fique marron e a banana bem tenra.
Collocando-se as bananas com casca sobre a chapa do fogão obtem-se o mesmo resultado. Esta sobremesa deve ser servida quente, ao natural, ou com assucar, manteiga fresca derretida e canella em pó.
Não ha nada que se compare á banana assim preparada, como sabor e valor nutritivo. Tire as cascas só no momento de servir, para conservar quente esta optima sobremesa.
FONTE: BANANA, Musa paradisiaca. 1938. Diversos. Santos, SP.
BANANAS POR BATATASHelena póde pagar uma cosinheira, mas ama o maridinho e o maridinho é guloso.Ella resolve fazer uns quitutes de quando em quando, para conservar aquelle coração atravez daquelle estomago.Um dia Helena pede ao quitandeiro que lhe mande BANANAS, sobremesa preferida por V.Excia., o marido.Quando as bananas chegaram estavam verdes como todas as esperanças humanas reunidas. (Helena em primeiro plano, quasi chorando de raiva do quitandeiro e de pena do maridinho).Subitamente uma ideia! Não é coisa que aconteça a todo o mundo, mas Helena tem essa felicidade.Põe uma panella funda ao fogo, com uma boa concha de gordura.Emquanto a gordura derrete e aquece, Helena á força de muque, descasca as BANANAS, mais agarradas á casca, qual ostra ao rochedo. Com uma faca bem afiada Helena corta as BANANAS em fatias bem finas, como faz para as batatas "palha".A gordura está quentíssima. Helena espalha as BANANAS cortadas em um escorredor, e mergulha este na gordura quente.As BANANAS fritam, douram, começam a ficar quebradiças, tal qual as batatas fritas. Helena retira-as da cassarola e espalha-as sobre papel de embrulho. (Hora solemne de provar. Carinha de satisfação. Nova provadela. Corrida para o sal).Helena espalha sal fino nas BANANAS fritas. O marido chega para o almoço. Não cabe nem uma fatia de BANANA entre as duas boccas que trocam uma beijóca,(Helena e o marido em primeiro plano, comendo as BANANAS fritas. Visão rapida da travessa vasia ...)Helena, tu conservarás teu marido toda a vida ...FONTE: BANANA, Musa paradisiaca. 1938. Diversos. Santos,SP